Você já pensou em fazer publicidade em cinema?
Nós, que trabalhamos com mídia out of home há um bom tempo, podemos dizer que a publicidade em cinema é a que tende a oferecer os resultados mais expressivos. Afinal de contas, a telona é a grande atração e não precisa fazer grandes esforços para chamar a atenção das pessoas.
O cinema é um espaço cultural onde as pessoas estão mais descontraídas e dispostas a vivenciar bons momentos de diversão. Por isso, estão mais abertas a receber informações, mesmo que estas venham da publicidade e não tenham relação direta com o filme a ser assistido.
Há quem torça o nariz para a publicidade em cinema e até entre na sala quando o filme está para começar. Mas a verdade é que, mesmo quando há ingresso com lugar marcado, muitas pessoas querem se acomodar em suas poltronas antes que as luzes se apaguem de vez.
O cinema e seus números
De acordo com dados do Filme B, o Brasil possui mais de 3.200 salas de cinema. Os brasilienses foram os que mais frequentaram as salas de cinema em 2019, se usarmos como base de comparação o número de habitantes. Na sequência, estão Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima e Amazonas.
Somente em 2019, conforme divulgou a Agência Nacional do Cinema (Ancine), os 887 filmes lançados atraíram mais de 172,2 milhões de pessoas para os cinemas brasileiros, 7,6% a mais em relação a 2018.
A arrecadação total dos cinemas brasileiros foi de R$ 2,7 bilhões, um aumento de 13% em relação a 2018. Os filmes nacionais responderam por 11,5% do total arrecado.
Outro estudo de 2019, o Cinema no Mundo, divulgado pela Cuponation, também reúne dados bem interessantes. O valor médio do ingresso no Brasil varia entre R$ 27 e R$ 42.
Além disso, 65% do público frequentador de cinema é formado por jovens de 12 a 34 anos, sendo que 54% deles se enquadram na classe AB. Sobre as idas ao cinema, 28% disseram ir pelo menos uma vez por mês e 30% vão a cada dois ou três meses.
Vantagens de investir em publicidade em cinema
Apesar de ser um bom espaço cultural, sabemos que o cinema tem os seus picos de frequência. Isso se deve a estreias importantes, dias com ingressos mais baratos, férias escolares e finais de semana.
Mesmo assim, a publicidade em cinema atrai as empresas por alguns motivos interessantes:
Alto impacto
A telona é a grande atração do cinema. Quando as luzes se apagam, os olhares se voltam automaticamente para ela.
Apelo de consumo
Muitos cinemas estão dentro de shoppings. Sendo assim, as marcas podem aproveitar para divulgar seus anúncios e atrair clientes para as lojas assim que o filme acabar.
Boa segmentação
Os números informam que boa parte do público frequentador do cinema é formado por jovens de alto poder aquisitivo. Ao mesmo tempo, sua marca pode atrair outros públicos se levar em consideração o tipo de filme que está sendo exibido no momento.
Anúncios mais imersivos
A sétima arte é capaz de transportar as pessoas para outros “mundos” e dimensões. E a sua marca pode se aproveitar disso para misturar imagens, sons e movimentos de maneira estratégica e criativa. A telona também capta a atenção das pessoas para mensagens de conscientização e storytellings.
Publicidade em cinema: estratégias possíveis
Quando se fala em mídia em cinema, logo a gente pensa nos comerciais que são exibidos dentro das salas de cinema. Sim, estes são ótimos exemplos, mas a publicidade nesse espaço cultural pode ser muito mais ampla.
A publicidade em cinemas pode estar presente em:
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Com tantos lugares para serem explorados pela sua marca, precisamos lembrar que os formatos de publicidade em cinema também são variados. Veja alguns:
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Qual formato é o mais adequado? Tudo vai depender da verba disponível, da proposta da campanha e do tipo de interação que a marca deseja ter com o público.
O período de exibição também varia de acordo com o formato e contrato firmado. Mas é importante saber que, no cinema, a semana começa na quinta-feira e termina na quarta-feira.
E como mensurar a publicidade em cinema?
A tecnologia permitiu que ferramentas especializadas auxiliassem nesse trabalho tanto na hora do planejamento quanto na mensuração. A Pub Brasil faz uso de muitas delas e, inclusive, personalizou uma plataforma que mede com mais precisão a performance da campanha e faz o mapeamento dos pontos mais adequados para aplicar a estratégia.
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