Dúvidas Frequentes

O que é mídia OOH?

OOH é um termo em inglês que quer dizer Out-Of-Home, ou seja, “fora de casa”. Desse modo, a Mídia OOH engloba todos os formatos de mídia expostos ao consumidor fora de seu domicílio, em espaços fechados ou abertos.

Quais os principais formatos de OOH?

Os formatos de mídia OOH mais tradicionais são: Outdoor, Front-Light, Relógio de Rua, Abrigo de ônibus, Empena, Busdoor, Mídia em Aeroportos, Mídia em Rodoviárias, Mídia em Supermercados, Telas em elevador, Mídia em Shopping, etc.

Como funciona a periodicidade da veiculação de mídia OOH?

Os períodos mais comuns são semanal, bi-semanal e mensal. 

O que é um período bi-semanal?

O período bi-semanal é um período de duas semanas padrão de veiculação de um Outdoor. As bi-semanas têm um calendário já estipulado e fixo, divulgado anualmente. Elas têm início de terça-feira.

O que é Checking de Mídia?

Checking de mídia é a comprovação que o anúncio foi de fato veiculado na data e local correto. Pode ser feito através de fotos, vídeos, relatórios de sistemas operacionais. Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço.

O que é um Exibidor?

Dentro do segmento OOH, os veículos também são conhecidos por Exibidores.

Qual a relevância da mídia OOH no Brasil hoje?

A mídia OOH é o segundo meio de maior penetração na população brasileira (87%), ficando atrás apenas de TV Aberta (88%).

Fonte: Mídia Dados 2019 – Penetração do meio no total da população – 30 dias

Além disso, a mídia OOH figura hoje como a terceira maior mídia do país em investimento, perdendo apenas para a TV e o digital.

Fonte: Mídia Dados 2019

Quanto custa para investir em mídia OOH?

Muitos fatores são considerados para definição de um plano de mídia consistente, como: Região, formato, período da campanha, impactos, disponibilidade de mídia na região e verba do cliente. Todos fatores são analisados para definição do valor de investimento em mídia OOH. Temos opções de mídia para pequenos, médios e grandes investidores.

Quais as vantagens da mídia OOH?

O papel da mídia OOH é ser vista por todo mundo que sai de casa. Seus formatos têm alto potencial de impacto e amplificação da mensagem, sendo uma mídia massiva, com assertividade regional e com ótima relação Custo x Benefício.

Quais são os principais órgãos e associações de mídia OOH?

ABOOH – Associação Brasileira de Out of Home

Central de Outdoor

Sepex – Sindicato de Publicidade Exterior (Regionais)

Fenapex – Federação Nacional da Publicidade Exterior

CENP – Conselho Executivo das Normas Padrão.

CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária

Quem regulamenta os formatos de mídia OOH?

Toda atividade comercial da publicidade exterior é regulamentada por portarias, leis e decretos e, quase sempre, municipalmente. Como exemplo temos a Lei Nº 14.223 da cidade de São Paulo. Antes de qualquer veiculação deve-se consultar as regulamentações locais.

O que é a Lei Nº 14.223 da cidade de São Paulo?

A Lei Nº 14.223 regula a paisagem do município de São Paulo e está em vigor desde Janeiro de 2007. Com ela foram proibidos anúncios publicitários nos imóveis públicos e privados, edificados ou não. Alguns formatos de mobiliário urbano foram regulamentados e estão vigorando, como é o caso dos Abrigos de Ônibus e Relógios de Rua.

Fonte: https://www9.prefeitura.sp.gov.br/cidadelimpa/conheca_lei/conheca_lei.html

Qual a diferença entre DOOH e OOH?

A diferença é que a veiculação OOH é feita com formatos estáticos e o DOOH é feita com formatos digitais. Alguns formatos como empena de LED, painel de LED, MUB digital entram na categoria DOOH por serem veiculados com materiais digitais e não estáticos como o tradicional OOH.

Exemplo: Empena de LED –  DOOH

Outdoor – OOH

Qual a diferença entre Front-Light e Backlight?

Ambos são painéis de estrutura metálica vendidos normalmente por período mensal.

No Front-Light, a mídia é impressa em lona e sua iluminação é externa e frontal.

Já no Backlight, a mídia é impressa em lona ou papel translúcido e a iluminação vem por dentro da estrutura, ou seja, por trás da lona.

O que é uma Empena?

A Empena é um formato de mídia exterior colocado na lateral de um prédio, em uma parede sem janelas. Trata-se de uma mídia de grande formato e dessa forma tem um grande impacto visual. É vendido por período mensal. Em algumas cidades é um formato proibido, por ser considerado um grande impacto visual.

O que significa MUPI?

O termo é  a abreviação de “Mobiliário Urbano Para Informação”.

Principais formatos de mídia OOH

Outdoor Painel estático posicionado no exterior de uma grande estrutura, o tamanho padrão é 9m x 3m. Geralmente a estrutura é posicionada em vias de alto fluxo e pontos de acesso bem movimentado como, ruas, rodovias, avenidas, estradas.

Outdoor Simples em Papel

Busdoor/Backbus Formas de publicidade em Ônibus. No Busdoor é adesivado o vidro da traseira do Ônibus, um espaço um pouco menor que no Backbus que o adesivo cobre toda a traseira do Ônibus.

Busdoor Mídia OOH

MUB – Mobiliário Urbano (Relógios de Rua, Abrigos de Ônibus, MUPI, Totem, Banca de Jornal) – todos os formatos que se integram com a arquitetura das cidades.

Relógios de Rua : Equipamentos encontrados nas grandes vias das cidades, que apresentam o horário, a temperatura e também contém um espaço para propaganda estática, que é comercializado.

Mídia OOH Relógio de Rua

Abrigo de Ônibus: Em pontos de parada dos ônibus são instaladas estruturas contendo um painel, onde é veiculado a propaganda estática.

Mídia Exterior durante a Pandemia

Banca de Jornal: Publicidade veiculada em painéis instalados na parte de fora das bancas de jornal.

Totem:  Peça publicitária de formatos variados que são posicionadas em pontos de circulação de pessoas à pé, como calçadas, corredores de shopping, supermercados, etc.

Mídia OOH Toten

MUPI: Expositores de publicidade com dimensões em formato de pôster ou cartaz. Normalmente tem dupla face de visibilidade e pode ser iluminado ou não. São instalados ao longo das cidades, geralmente fixado nas guias, entre as grandes vias de circulação.

Mídia OOH Mupi

Painéis em Estações de Metrô/ Trem São painéis posicionados dentro das estações de Trem/Metrô. São distribuídas e presentes por toda a estação

Mídia OOH Painel

Front Light É um painel que possui iluminação frontal. Sua estrutura é metálica e a publicidade é veiculada em lona que é  presa no painel.

Mídia OOH Forntlight

Painel Rodoviário São painéis encontrados apenas nas Rodovias . É um grande formato e sua base é normalmente de estrutura metálica ou madeira de alta resistência. Sua visibilidade é grande e o painel pode ser iluminado ou não.

Principais formatos de mídia DOOH

Monitores em Elevadores   São os monitores nos elevadores de prédios residenciais. É uma mídia interna, onde é comercializado alguns segundos de transmissão de vídeo ou imagem estática.

Monitores em Estabelecimentos comerciais  São os monitores nos estabelecimentos comerciais, como: Farmácias, Pet Shops, Elevadores de Shoppings e prédios comerciais, etc… É uma mídia interna, onde é comercializado alguns segundos de transmissão de vídeo ou imagem estática.

Painel de LED     Painel digital, onde é veiculado vídeos ou imagens em tela de alta resolução.

Empena de LED   Painel digital de grande formato inserido na lateral de prédios, onde é veiculado vídeos ou imagens digitais.

MUB Digital – Mobiliário Urbano Digital ((Relógios de Rua Digital, Abrigos de Ônibus Digital, MUPI Digital, Totem Digital, Banca de Jornal Digital)

Relógios de Rua : Equipamentos encontrados nas grandes vias das cidades, que apresentam o horário, a temperatura e também contém um espaço para propaganda digital , que é comercializado.

Abrigo de Ônibus: Em pontos de parada dos ônibus são instaladas estruturas contendo um painel, onde é veiculado a propaganda digital.

Mobiliário Urbano Mídia OOH Pub Brasil

Banca de Jornal: Publicidade digital veiculada em painéis instalados na parte de fora das bancas de jornal.

Totem:  Peça publicitária de formatos variados que são  posicionadas em pontos de circulação de pessoas à pé, como calçadas, corredores de shopping, supermercados, etc. Sendo digital, há possibilidade de interação com o público.

Mídia OOH Toten

MUPI: Expositores de publicidade digital com dimensões em formato de pôster ou cartaz. Normalmente tem dupla face de visibilidade e pode ser iluminado ou não. São instalados ao longo das cidades, geralmente fixado nas guias, entre as grandes vias de circulação.

Mídia OOH Mupi

Modelo de Plano de Mídia

Plano de Mídia Editável