Mídia Out Of Home e metaverso: será que dá certo?
Será que o metaverso pode ser usado a favor da empresa que investe em mídia Out of Home (OOH)? Ao que tudo indica, sim!
Hoje, esse novo ambiente é uma novidade que tem gerado curiosidade por parte das empresas e do público. Embora recente, a versão gamificada do mundo está longe de ser definitiva. Pelo contrário, a versão atual deste ambiente de realidade aumentada pode ser compreendida com uma breve prévia das possibilidades para os próximos anos.
Assim, surge a dúvida: o que esperar da parceria entre metaverso e mídia OOH?
O que é o metaverso?
O metaverso pode ser definido como um ambiente de realidade aumentada que funciona no mundo digital. Lá, o usuário utiliza óculos VR para acessar espaços virtualizados, como praias, lojas recriadas com fidelidade, casas, festas e outros exemplos.
A tentativa de explorar o mundo digital é de longa data. Ainda no início do milênio, plataformas, sites e jogos tentavam criar espaços dedicados ao convívio social, tentando recriar sentimentos e emoções exclusivas do mundo real.
A partir disso, iniciou-se um processo de oferecer alternativas aos usuários. No entanto, o uso comercial se tornou bastante difícil.
Hoje isso mudou graças ao avanço da tecnologia, que permite um metaverso ainda mais atrativo e com experiências próximas à vida real.
Deste modo, ao invés de visitar sites, jogos e plataformas, os usuários terão experiência de realmente participar de um determinado espaço.
Para fazer parte desse metaverso, é necessário fazer uso de óculos de realidade virtual. Eles podem ser definidos como um gadget que aumenta a imersão do usuário ao materializar as mãos e movimentos.
Trata-se de duas telas em LED que reagem aos movimentos da cabeça e dos olhos. Deste modo, o ambiente fica bem mais fácil de ser explorado e o usuário pode andar livremente, pegar itens com as mãos e interagir com outros usuários.
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Metaverso e mídia OOH, essa parceria dará certo?
Ao que tudo indica, o metaverso deve se beneficiar bastante da mídia OOH, inclusive atualizá-la e proporcionar soluções únicas de divulgação e promoção entre clientes.
Já há bons exemplos da união deste novo ambiente digital juntamente com estratégias de divulgação OOH.
Para divulgar a temporada 22 do Big Brother Brasil, a Globo criou um simulacro dentro do metaverso com a temática do reality show. Na prática, todo usuário podia viver uma aventura naquele universo.
Atualmente, o acesso a este ambiente digital é possível apenas em ações de mídia OOH da emissora. Isso reforça o interesse e a curiosidade em saber mais sobre o popular programa de tevê.
Outros exemplos de empresas brasileiras que têm investido no metaverso são a TIM, operadora de telefonia móvel, e a Casas Bahia, rede de varejo nacional.
A TIM já possui uma loja dentro deste ambiente digital e pode ser acessada por qualquer cliente. Inclusive, ela está operacional e permite a contratação de serviços!
Já a Casas Bahia tem realizado lives com a persona CB neste ambiente digital, sendo o primeiro streamer do universo digital.
Como a realidade aumentada impactará a mídia OOH?
Ao que tudo indica, o metaverso como conhecemos hoje será atualizado para uma versão de realidade aumentada, isto é, o mundo físico terá complementos com imagens, vídeos e áudios que existirão apenas dentro do mundo digital.
Para fins publicitários, isso significará que os outdoors, banners e outros tantos formatos não ficarão limitados às ideias, tendo peças mais completas para impactar potenciais consumidores.
Para isso se tornar uma realidade, os interessados deverão esperar (talvez não por muito tempo) até a tecnologia alcançar a expectativa de desenvolvedores, cientistas de dados e, claro, publicitários.
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