Marketing político: como fazer uso da mídia OOH?

15/09/2022

marketing-politico-mídia-ooh

O marketing político pode se beneficiar bastante da mídia OOH. Mesmo sem poder utilizar outdoors e faixas em importantes redutos eleitorais, é possível utilizar canais e estreitar a relação entre candidatos e eleitores.

Tanto que os populares “santinhos” são estratégias que se encaixam como um canal de mídia OOH e hoje já fazem parte do imaginário do eleitorado, que sempre espera este tipo de conteúdo dos candidatos às vagas dos poderes Executivo e Legislativo.

Também vale a pena mencionar que este tipo de estratégia se destaca aos olhos dos políticos por conta do seu baixo custo. Embora encontremos campanhas mais caras, com materiais mais densos e ricos, há a possibilidade de criar materiais mais econômicos a partir de folhetos de curta vida útil.

Para ressaltar as inúmeras formas de a mídia Out Of Home ajudar no marketing político, a Pub Brasil preparou este conteúdo e definiu um guia para dar os primeiros passos nessas eleições!

LEIA MAIS: O que a mídia OOH pode fazer pelo seu negócio?

 

Mídia OOH pode ser usada nas ações de marketing político?

Sim, a mídia Out Of Home pode ser usada nas eleições e está entre as principais estratégias. Isso acontece porque o papel, ao contrário das redes sociais e canais digitais, segue bastante democrático e se torna um material amigável aos cabos eleitorais que atuam na rua.

Porém, é importante destacar que, assim como nas redes sociais, esses materiais OOH devem seguir as diretrizes impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

marketing-politico-ooh-Pub-Brasil

Em geral, as leis exigem transparência e o comunicado do CNPJ político que financia o conteúdo. Um santinho na rua, por exemplo, contém dados referentes à tramitação do material.

Criar ações de marketing político a partir de estratégias de mídia OOH é uma tarefa desafiadora, mas bem interessante. O segredo para tornar a campanha bem-sucedida é considerar a necessidade e o público que se deseja atingir.

Quando falamos dos candidatos, o jornal impresso, assim como o santinho, acaba se tornando um exemplo de mídia OOH. Mesmo com pouquíssimo investimento, a equipe pode produzir uma determinada quantidade de exemplares e distribuí-los para o público em locais estratégicos.

E não são apenas os candidatos que podem fazer um bom uso da mídia OOH quando o assunto é marketing político. 

Órgãos públicos, empresas de diferentes segmentos e outros veículos de comunicação, como sites de notícias e emissoras de rádio e TV, têm a oportunidade de investir em diferentes formatos de mídia exterior e DOOH para orientar os eleitores, esclarecendo dúvidas e conscientizando sobre o risco de fake news e outros problemas que podem atrapalhar o bom andamento das eleições.

Essas ações podem levar o público a utilizar outras plataformas, entre elas a internet (redes sociais, portais de notícias e sites oficiais dos partidos), para agregar informação a respeito dos candidatos e do processo eleitoral em si.

LEIA TAMBÉM: Sobe o som! Como fazer uso do áudio nas campanhas OOH?

 

Marketing político com quem entende

Caso a sua empresa queira investir em formatos de mídia OOH e precise de uma parceira com expertise, venha conhecer a Pub Brasil!

Nossa empresa possui profissionais capacitados e plataformas personalizadas para definir os formatos de mídia OOH e os pontos mais estratégicos para atingir o público desejado. Também criamos ações para um ou mais estados, ou até mesmo nível Brasil, tudo depende do escopo da sua campanha e dos objetivos do cliente.

Conte com a equipe multidisciplinar especializada em OOH da Pub Brasil e entenda como as soluções de mídia exterior podem ajudar sua empresa a alcançar resultados de venda ainda mais expressivos. Preencha nosso formulário de contato.