De que forma a pandemia influencia a mídia exterior?
A queda na circulação das pessoas nas ruas devido ao isolamento social influenciou a performance da mídia exterior em diversos países, inclusive no Brasil. A pandemia provocada pelo coronavírus mudou o jeito da população mundial se deslocar e a forma de consumir.
Essa queda nos resultados de alcance fez com que as empresas especializadas em mídia exterior buscassem novas soluções para manter o segmento atuante. E certamente as mudanças prometem perdurar quando a pandemia acabar.
Grande parte das pessoas que se deslocava a pé, de carro ou de transporte público para trabalhar está em home office. De acordo com estudo global do Capterra e da Garter, 77% das pequenas e médias empresas brasileiras aderiram a esse sistema de trabalho desde o começo da pandemia.
Com menos pessoas circulando pelas ruas, avenidas e no transporte público, a mídia exterior precisou agir rápido para manter sua relevância no mercado.
As oportunidades da mídia exterior durante a pandemia
A solução para manter as campanhas nas ruas foi levar a mídia exterior para onde o povo está agora. Ou seja, para dentro ou mais próximos dos bairros.
Os formatos de mídia OOH continuam os mesmos, porém agora chegaram com força em pontos estratégicos dos bairros, para atingir também as pessoas que, por conta da pandemia, estão trabalhando em casa ou evitam longos deslocamentos para encontrar os itens necessários para consumo.
Os prédios residenciais, os pequenos mercados de bairro, os pontos de ônibus sentido bairro e as farmácias de pequeno porte começaram a chamar mais a atenção das marcas, que antes disputavam apenas os espaços nas avenidas mais movimentadas.
Quando a pandemia acabar, o segmento de mídia terá aprendido muitas lições e contará com um leque de novas oportunidades. Isso porque, para o professor da FGV, André Micelli, o home office deve crescer 30% quando esse cenário de isolamento não for mais necessário.
Dessa forma, confira o que pode mudar na mídia out of home no pós-pandemia:
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Aumento de pontos para exposição
Se antes as ruas mais movimentadas eram os grandes alvos das marcas quando o assunto é mídia exterior, com a pandemia percebeu-se o quanto as publicidades mais descentralizadas podem ser promissoras.
Ao expandir os formatos de mídia exterior para próximo ou dentro dos bairros, as empresas puderam e ainda poderão alcançar as pessoas que se manterão em home office e aquelas que antes andavam pelo bairro sem ser impactadas por ações criativas de publicidade.
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Uso mais otimizado da tecnologia
A descentralização da mídia exterior vai ampliar a necessidade de análises de dados mais robustos e de descobertas por novos comportamentos de consumo. Junto com esse novo olhar surgem insights que vão tornar as campanhas de mídia OOH ainda mais efetivas.
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Conteúdos personalizados
A maior segmentação de público e as novas possibilidades de atração vão aguçar a criatividade dos desenvolvedores de artes e conteúdos para mídia exterior, dando mais espaço para a personalização de mensagens e a regionalização.
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Mais reconhecimento para os comércios de bairro
Os mercados de bairro com bandeiras de marcas consolidadas nacionalmente, a farmácia de rede frequentada pelos moradores ou a filial da academia de renome localizada fora dos grandes centros terão mais reconhecimento das empresas que investem em mídia OOH, pois identificarão nesses locais boas oportunidades de atração e venda.
Se durante a pandemia a mídia exterior já estava encontrando formas criativas de se manter altamente efetiva, o segmento tende a sair dessa fase cheia de novas ideias que alcancem novos públicos e gerem muitas vendas.
Como encontrar os melhores pontos de mídia exterior na pandemia?
Para ajudar as marcas a encontrarem formas bem-sucedidas de explorar a mídia exterior também nos bairros, a Pub Brasil conta com uma série de ferramentas de pesquisa, geolocalização e geomarketing para identificar oportunidades em diferentes cantos do Brasil.
Além de procurar o ponto ideal para a publicidade OOH, a Pub também conta com ferramentas para mensurar os resultados das mídias contratadas. Com uma plataforma digital própria, consegue medir a frequência, a audiência e outras métricas importantes para analisar o desempenho das campanhas.
Conheça a equipe multidisciplinar especializada em OOH da Pub Brasil e entenda como as soluções de mídia exterior podem ajudar sua empresa a alcançar resultados de venda ainda mais expressivos, mesmo em tempos de pandemia. Preencha nosso formulário de contato.
Crédito da imagem (banco da praça): Pinterest