Regionalização de campanha: quais os principais desafios?
Quem conhece de mídia OOH sabe que uma mesma campanha pode aumentar a sua performance em diferentes pontos do país com a regionalização. Este processo consiste em adequar a comunicação de uma marca de acordo com o comportamento do público local.
Essa pode até ser uma estratégia trabalhosa e longa, mas compensa pelos resultados. Cada região tem sua cultura e utilizá-la adequadamente a favor da campanha aumenta as chances de empatia do público e de conversão.
Se observarmos a evolução do comportamento do consumidor, vamos perceber que cada vez mais os clientes buscam produtos de marcas que saibam conversar com eles. E a regionalização é uma estratégia bem-sucedida de estreitar a comunicação e criar um relacionamento mais confiável com o público.
Quais as vantagens da regionalização de campanha?
As campanhas de nível nacional geralmente são bem desafiadoras, por conta do tamanho e da estratégia. Para facilitar a mensuração dos resultados e aumentar a penetração da marca em diferentes estados é usada a regionalização.
Quando este conceito é aplicado, imagens e textos são adaptados para que chamem a atenção das pessoas desta ou daquela cidade e gerem engajamento e vendas locais. Este cuidado mostra para o público o quanto a marca o conhece e está preocupada em fazer parte do seu dia a dia.
Esses ajustes feitos na campanha podem deixar o processo de execução das peças um pouco mais demorado, mas oferece uma série de benefícios:
|
As marcas que entendem o poder da regionalização apresentam maiores chances de atrair e fidelizar seu público. Uma ideia rende diferentes abordagens criativas e personalizadas, fazendo com que a campanha tenha um alcance muito expressivo.
O vídeo abaixo não é de mídia out of home, mas nos ajuda a entender como uma regionalização bem-feita pode ajudar na atração do público.
Como fazer a regionalização de uma campanha?
Existem formas diferentes de se adaptar uma mídia OOH. Na maioria das vezes, a agência realiza pesquisas segmentadas e regionalizadas aprofundadas para entender o comportamento de consumo local.
Os dados coletados ajudam os profissionais responsáveis pela arte e conteúdo a terem insights que vão potencializar as chances de conversão.
Vale lembrar que não é apenas a linguagem que conta pontos na hora da regionalização.
Entender como o público de determinado estado ou cidade costuma ser impactado auxilia na hora de escolher o formato mais adequado de mídia out of home. Às vezes um outdoor pode ser mais performático do que um busdoor, por exemplo. É preciso ter atenção especial também aos dados de contato e aos preços sugeridos.
Outro ponto que não pode ser esquecido é o formato de mídia out of home. Em determinados locais, existem estratégias conhecidas como não-convencionais que podem oferecer ótimos resultados. Temos como exemplos:
|
A regionalização é uma das preocupações da Pub Brasil para oferecer aos clientes o melhor planejamento para o alcance de resultados expressivos. Para definir as estratégias mais adequadas, a agência recorre a importantes ferramentas de pesquisa, geolocalização e geomarketing.
Para refinar o trabalho de planejamento, a Pub Brasil conta ainda com uma plataforma personalizada para definir as ações e medir com maior precisão os resultados das campanhas de mídia OOH (frequência, audiência e outras métricas). A ferramenta permite o mapeamento mais eficiente dos pontos disponíveis para mídia out of home, levando em consideração os objetivos do cliente.
A mensuração de resultados utiliza recursos como Waze, Ibope e Geofusion, além de outras ferramentas de geolocalização para cruzar os dados, entender como a campanha performou e oferecer informações diferenciadas para o cliente. Entre os dados avaliados estão medição de audiência e frequências médias em cada ponto de mídia exterior, acompanhados de períodos de pico e recorrência.
Conheça a equipe multidisciplinar especializada em OOH da Pub Brasil e entenda como as soluções de mídia exterior podem ajudar sua empresa a alcançar importantes resultados de venda. Preencha nosso formulário de contato.
Crédito da imagem principal: Pinterest