5 vantagens de investir na propaganda em outdoor

23/07/2020

propaganda em outdoor

Dificilmente uma pessoa que anda pela rua deixa de perceber uma propaganda em outdoor. Este painel feito de madeira ou metal e que mede 27 metros quadrados (9×3 metros) é um formato out of home que merece atenção no planejamento de marketing.

O outdoor é um importante canal de comunicação e reconhecimento de marca. Mesmo que seja criado para atrair um determinado típico de público, acaba chamando a atenção de outras pessoas de diferentes idades e classes sociais, o que é bastante positivo para as campanhas.

A propaganda em outdoor é estática e fica posicionada a alguns metros do chão, em locais de ampla movimentação. Por isso, pode ser vista em ruas, avenidas e estradas por pessoa que transitam a pé, dentro de carros, ônibus, caminhões e outros meios de mobilidade urbana.

Além de ter muita visibilidade, a propaganda em outdoor tem diversas outras vantagens. Veja mais abaixo quais são elas.

Tipos de outdoor

Mas antes de falar sobre os benefícios de anunciar em outdoor, é necessário definir o modelo a ser adotado, de acordo com os objetivos da campanha.

Conheça quatro tipos de outdoor:

Outdoor simples em papel

É o tipo mais comum e barato de propaganda em outdoor, sendo indicado para campanhas de curta duração (14 dias). O papel não resiste por muito tempo e após o período bissemanal de exposição pode começar a dobrar, perder a qualidade por conta da exposição ao sol ou se desmanchar ao tomar fortes chuvas, comprometendo o entendimento da mensagem.

Outdoor simples em lona

A lona possui o preço mais alto do que o papel, porém, é mais resistente à exposição, podendo durar até três anos, dependendo das intempéries que sofrer. Por este motivo, é adotado pelas marcas que farão campanhas mais longas.

Outdoor com aplique

A criatividade da marca pode exceder a largura 9×3 metros dos outdoors. Os apliques são espaços extras criados na propaganda para deixar a mensagem mais impactante e diferenciada. Eles são feitos tanto em madeira como em chapa de aço. A escolha vai depender do tipo de interação e da resistência desejada.

Outdoor duplo ou triplo

As marcas podem unir dos ou três outdoors um ao lado do outro para diferenciar a mensagem a ser transmitida. Com essa ampliação de espaço é possível, por exemplo, criar uma mensagem com sensação de continuidade, impactando quem vê.

Vantagens da propaganda em outdoor

Mais atrativo economicamente do que muitos outros formatos, a propaganda em outdoor é bem interessante para quem deseja literalmente ser visto pelo público.

Ao aliar a escolha certa do local com uma mensagem criativa e impressão de alta qualidade, as chances de sucesso são muito grandes.

Confira outros benefícios que a propaganda em outdoor pode lhe oferecer:

  • Amplo alcance

Por ficar exposto na rua e em locais altos, o outdoor pode se visto por muitas pessoas e não somente pelas que foram definidas como alvo. Desse modo, sua marca amplia a visibilidade e a chance de atrair novos consumidores.

  • Possui diferentes objetivos

Um outdoor pode tanto informar o consumidor a respeito de determinada campanha institucional, promoção ou evento, como direcioná-lo diretamente para o consumo.

Neste último caso, temos como exemplos os outdoors nas estradas com propagandas de restaurantes e tempo médio de chegada até eles, ou as propagandas de produtos localizadas próximas a mercados e lojas onde eles são vendidos.

  • Mídia que não dorme

Um outdoor fica exposto 24 horas por dia por, no mínimo, duas semanas. Dependendo do trajeto que as pessoas fizerem e da localização do outdoor, poderão visualizar a propaganda na ida e na volta, aumentando a memorização da mensagem.

  • Apoio a outras ações

Apesar de não ser uma regra, a propaganda em outdoor pode dar suporte a outras campanhas da marca que estão sendo realizadas out of home de nas mídias digitais. As ações transmídia muitas vezes oferecem ótimos resultados.

  • Permite criatividade

Mesmo que a área ocupada pelo outdoor seja de 27 metros quadrados, a criatividade da marca pode exceder este formato, incluindo junção de mais um outdoor e suportes e elementos 3D que deixem a propaganda ainda mais chamativa.

 

Cuidados ao planejar propaganda em outdoor

Ter atenção especial a alguns detalhes pode ajudar a sua empresa a tirar o proveito adequado das estratégias de outdoor. Veja:

Saiba para quem está expondo

Como toda ação de marketing, você precisa saber qual o seu público e por onde ele anda. Desse modo, a definição do local de exposição mais apropriado para atrair a atenção desses potenciais clientes será mais estratégica e assertiva.

Programe-se adequadamente

A Lei Cidade Limpa reduziu o número de outdoors em algumas cidades brasileiras, fazendo com que a disputa por estes espaços se torne mais acirradas. Portanto, defina o local de exposição e reserve o espaço com antecedência para não ter sua campanha comprometida.

Pense bem no conteúdo

A propaganda em outdoor oferece uma mensagem instantânea, ou seja, uma informação curta e simples. As pessoas precisam levar apenas alguns segundos para compreender a mensagem e a imagem, principalmente se estão nas estradas. Por isso, pense estrategicamente no tamanho da fonte usada, na imagem e no texto.

Ofereça uma informação de cada vez

Para funcionar adequadamente, a propaganda em outdoor precisa trazer apenas uma informação para não confundir o leitor. Muitas imagens e informações sobre mais de um assunto vão impedir que o público memorize adequadamente a mensagem.

Adeque o tempo de exposição à mensagem

A contratação de propaganda em outdoor é bissemanal, ou seja, de 14 dias. Se você pretende expor algum evento ou promoção, atente-se para que a mensagem não perca a validade antes de vencer o prazo de exposição. É muto desagradável para o público ser impactado por uma campanha que já terminou.

Alinhe orçamento e localização

O valor a ser investido vai influenciar na quantidade de locais onde sua marca será exposta. Por isso, pense corretamente como aplicar a verba. Aquelas propagandas de outdoor instaladas paralelas às ruas são interessantes para visualização de quem anda de transportes coletivos. Já os instalados perpendiculares às ruas, estradas e avenidas chamam a atenção de quem está de carro, porque ficam de frente para a passagem dos veículos.

Como fazer propaganda em outdoor?

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Além de auxiliar no planejamento, a empresa possui uma plataforma personalizada para realizar o mapeamento mais eficiente dos pontos disponíveis e estratégicos para mídia exterior, de acordo com os objetivos do cliente.

Além disso, ferramentas importantes, como Waze e Geofusion, permitem uma mensuração de resultados precisa e aprofundada e estão entre os recursos utilizados tanto para planejamento quanto para mensuração de resultados.

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Crédito da imagem: Pinterest