Aprenda a trabalhar a sazonalidade na mídia OOH

16/05/2024

Sazonalidade é uma palavra que tem relação não apenas com as mudanças climáticas, mas também com as oportunidades inerentes ao mundo da Publicidade.

Em um cenário em constante evolução da mídia, a capacidade de entender e aproveitar a sazonalidade é uma vantagem crucial para as marcas que buscam se destacar. E quando se trata de mídia Out of Home (OOH), essa noção ganha uma nova dimensão.

Neste artigo exploraremos como trabalhar a sazonalidade na mídia OOH pode elevar a sua estratégia de marketing a novos patamares, aproveitando momentos oportunos para se conectar de forma relevante e impactante com o público-alvo.

 

Quer vender o ano todo? Use e abuse da sazonalidade!

Se você quer engajar e vender os itens da sua marca o ano todo, é importante saber aproveitar as datas comemorativas para se adaptar à linguagem e se manter vivo no dia a dia do consumidor.

Por exemplo: qual a primeira marca que vem à sua cabeça na Páscoa? E no Natal, de qual você se recorda? Essas são empresas que estão atentas ao poder da sazonalidade na Publicidade.

As datas sazonais são verdadeiros momentos-chave no calendário que inspiram mudanças nos hábitos de consumo, comportamentos de compra e até mesmo no humor das pessoas.

Por isso, para as marcas, esses períodos oferecem oportunidades valiosas para se conectar com os consumidores e, quando bem-aproveitadas, resultam em um aumento na conscientização, engajamento do público e nas vendas.

No contexto da mídia OOH, a importância das datas sazonais é ainda mais importante. Neste tipo de publicidade, as campanhas têm a capacidade única de alcançar as pessoas em seu ambiente cotidiano, aproveitando os momentos em que estão mais receptivas.

Sazonalidade: como escolher as datas comemorativas mais apropriadas para atrair o público?

Escolher as datas comemorativas mais estratégicas para uma marca requer uma compreensão profunda do público-alvo, bem como uma análise cuidadosa das tendências sazonais e do contexto cultural.

Conheça agora algumas estratégias eficazes que a sua marca pode adotar:

Conheça o público-alvo

Entender quem são seus clientes ideais é fundamental para identificar quais datas comemorativas são mais relevantes para eles.

Para determinar quais celebrações têm mais probabilidade de conversar com o seu público, considere fatores demográficos, interesses, comportamentos de compra e valores.

Analise as tendências do setor

Estude as tendências sazonais do setor em que sua marca está inserida. Determine quais datas são mais importantes para seu nicho de mercado e como os concorrentes têm aproveitado essas ocasiões para se conectar com os consumidores.

Observe o calendário nacional e internacional

Além das datas comemorativas tradicionais, leve em consideração eventos menos óbvios, como o Dia Mundial da Saúde, Dia da Mulher ou até mesmo eventos esportivos de grande escala. Essas datas oferecem oportunidades únicas de engajamento com o público. Dependendo do produto que sua marca oferece, até mesmo uma mudança no clima pode se tornar uma oportunidade de venda.

Considere eventos locais e regionais

Se a sua marca atua em nível local, leve em conta eventos e feriados específicos da região. Essas datas podem ser especialmente eficazes para se conectar com o público local e demonstrar um entendimento mais profundo da comunidade.

Avalie o potencial de engajamento

Além de identificar as datas comemorativas relevantes, avalie o potencial de engajamento que cada uma oferece. Considere fatores como a popularidade da data, o envolvimento das pessoas nas redes sociais, a probabilidade de compartilhamento de conteúdo e a capacidade de criar campanhas criativas e impactantes.

LEIA MAIS: Regionalização de campanha: quais os principais desafios?

 

Trabalhe a sazonalidade na mídia OOH e engaje os consumidores da sua marca

Explorar a sazonalidade na mídia OOH traz oportunidades únicas para alcançar os consumidores de forma relevante. Se você precisa de orientação especializada para investir neste tipo de mídia, venha conhecer a Pub Brasil!

Nossa empresa possui profissionais capacitados e plataformas personalizadas para definir os formatos de mídia OOH e os pontos mais estratégicos para atingir o público desejado.

Também criamos ações para um ou mais estados, ou até mesmo nível Brasil, tudo depende do escopo da campanha e dos objetivos do cliente.

Conte com a equipe multidisciplinar especializada em OOH da Pub Brasil e entenda como as soluções de mídia exterior podem ajudar sua empresa a alcançar resultados de venda ainda mais expressivos. Preencha nosso formulário de contato.