O que a mídia OOH pode fazer pelo seu negócio?
A mídia OOH (out of home) é toda publicidade realizada fora das casas dos consumidores, em espaços abertos ou fechados.
Também conhecida como mídia exterior, ela está nas ruas, no transporte público, nos pontos de ônibus, nos elevadores, em estabelecimentos comerciais, ou seja, espalhadas em diferentes lugares pelas cidades.
À medida que a sociedade se moderniza e desenvolve novas formas de mobilidade urbana, mais a mídia out of home encontra oportunidades de crescimento. E, quando muito bem planejada, pode trazer ótimos resultados de engajamento e vendas.
Mesmo com a chegada do marketing digital, a mídia exterior continua forte, possibilitando inclusive trabalhar o off-line e o online de maneira coesa, para atender aos mais diferentes objetivos de cada empresa.
Mídia OOH: diferentes formatos para impactar o consumidor
A mídia OOH pode ser apresentada de várias maneiras. Esta versatilidade oferece às empresas uma infinidade de ideias para chamar a atenção dos consumidores enquanto estão caminhando nas ruas, dirigindo, dentro do ônibus, de moto, no aeroporto ou utilizando outro meio de mobilidade urbana.
Sendo assim, todas as propagandas publicitárias que são exibidas dentro dos metrôs e trens, universidades, aeroportos e em estabelecimentos comerciais, como shoppings, supermercados e centros comerciais, também compõem o leque de mídia out of home.
A Times Square, em Nova York, é considerada um exemplo icônico de mídia OOH.
Conheça os principais formatos disponíveis no segmento de mídia OOH:
Outdoor
Painel de metal ou madeira com tamanho padrão de 9m x 3m, onde é colada uma publicidade feita em lona ou papel. Geralmente, está localizado em vias de alto fluxo e pontos de acesso bem movimentados, como ruas, avenidas e estradas.
Frontlight
Painel com iluminação frontal.
Busdoor
Os anúncios são fixados no vidro traseiro dos ônibus, podendo ou não permitir a visibilidade exterior.
Backbus
Painéis em estações de metrô, trem, rodoviária
Painéis posicionados dentro destes locais, com grande visibilidade, podendo ser iluminado ou não.
Relógio de rua
De forma rotativa ou fixa, você pode inserir um banner nos relógios de rua espalhados pela cidade e impactar as pessoas enquanto elas ficam sabendo a hora certa e a temperatura.
Empena
Anúncio impresso colocado em edifícios comerciais com paredes sem janelas.
Mupi
O Mobiliário Urbano para Informação são expositores com dimensões em formato de pôster ou cartaz, geralmente com dupla face de visibilidade, podendo ser iluminado.
Toten
Peça publicitária de tamanhos variados que pode ser colocada em pontos estratégicos de circulação a pé, como calçadas, corredores de shoppings, supermercados etc.
Monitores em elevadores ou estabelecimentos comerciais
Anúncios que são veiculados em monitores instalados em elevadores, prédios comerciais, shoppings, petshops etc.
O segmento de mídia exterior também divide os formatos de publicidade em três tipos:
1 – Ponto de espera: anúncios colocados em elevadores, pontos de ônibus, consultórios, plataformas de metrôs e trens, supermercados (próximos aos caixas onde são formadas as filas), hospitais e maternidade, aeroportos, bancos e interior de transportes públicos.
2 – Ponto de venda: propagandas em locais para tomada de decisão de compra, como lojas, restaurantes, shoppings, pontos de venda, centros de conveniência, lanchonetes e cafés.
3 – Ponto de trânsito: anúncios em locais onde as pessoas caminham ou passam de carro ou ônibus, como estradas, ruas, avenidas, parques e corredores comerciais.
Vantagens da mídia OOH
Chamar a atenção das pessoas enquanto elas estão fora de casa – indo e voltando do trabalho ou passeando – é uma forma inteligente de investimento e de conversão. Afinal de contas, os formatos de mídia exterior têm alto potencial de impacto e amplificação da mensagem, sendo uma mídia massiva, com assertividade regional e ótima relação custo-benefício.
Veja os benefícios que a mídia OOH oferece para as marcas que incluem este tipo de publicidade em seus planejamentos de marketing:
Visibilidade
A sua marca estará exposta 24 horas por dia e sete dias por semana para todas as pessoas que transitam pelas ruas a pé ou usando outros tipos de locomoção (carro, ônibus, metrô, moto, bicicleta).
Custo-benefício
Em 2018, Leo Resing, fundador da Chive Media Group, disse, durante entrevista à revista Forbes, que para cada dólar gasto em mídia out of home ele gera US$ 5,97 em ROI. Ou seja, a mídia exterior é o mais antigo meio de publicidade e, mesmo diante de tantos avanços tecnológicos, ainda mostra que possui muita força e retorno.
Alcance
Seja em áreas públicas ou centros comerciais, a marca tem a possibilidade de atingir não apenas um público segmentado, mas pessoas fora do target que estavam passando por algum motivo por aquele local e transformá-las em clientes.
Conteúdo
A gente sabe a importância que um bom conteúdo exerce nas campanhas de marketing. E na mídia out of home não é diferente. Com boas imagens e frases de impacto, é possível chamar a atenção do público e aumentar as chances de conversão.
Como mensurar os resultados de mídia OOH?
Quem disse que não é possível medir os resultados de mídia out of home? A tecnologia trabalha a favor deste segmento e oferece diferentes mecanismos de mensuração de resultados.
A Pub Brasil, por exemplo, investe em ferramentas de geolocalização para cruzar os dados, entender como a campanha performou e oferecer informações diferenciadas para o cliente. Entre os dados avaliados estão medição de audiência e frequências médias em cada ponto de mídia exterior, acompanhados de períodos de pico e recorrência.
A agência Pub Brasil também recorre a importantes ferramentas de pesquisa, geolocalização e geomarketing para aprofundar seus dados qualitativos e oferecer para os clientes as melhores oportunidades de exibição e retorno de investimento. Waze, Ibope e Geofusion estão entre os recursos utilizados tanto para planejamento quanto para mensuração.
Para refinar o trabalho de planejamento, a Pub Brasil conta ainda com uma plataforma personalizada para medir com maior precisão os resultados das campanhas de mídia OOH (frequência, audiência e outras métricas). A ferramenta permite o mapeamento mais eficiente dos pontos disponíveis para mídia out of home, levando em consideração os objetivos do cliente.
Conheça a equipe multidisciplinar especializada em OOH da Pub Brasil e entenda como as soluções de mídia exterior podem ajudar sua empresa a alcançar resultados de venda ainda mais expressivos. Preencha nosso formulário de contato.
Créditos das imagens de formatos de mídia ooh: Pinterest