Mídia programática: como aplicá-la na mídia OOH?

08/10/2020

Mídia Programática

Inserida na mídia OOH brasileira desde 2018, a mídia programática oferece uma série de novas possibilidades para as propagandas feitas nas ruas. A tecnologia ampliou os horizontes desse segmento e aguçou a criatividade das empresas que desejam chamar a atenção das pessoas que circulam por aí.

Neste tipo de mídia, as publicidades são exibidas para o público em momentos predeterminados. A definição da hora e local depende de uma série de dados, que vão da segmentação do público e audiência à geolocalização.

A primeira empresa a testar a mídia programática no segmento de OOH foi a Unilever, em uma campanha realizada em março de 2018. A propaganda do sorvete Fruttare, criada pela MullenLowe, foi exibida nos relógios de rua da Clear Channel na orla do Rio de Janeiro.

 

Qual o conceito de mídia programática?

Entende-se como mídia programática a compra e a venda automatizada de anúncios publicitários, tendo uma série de dados como base para a tomada de decisões.

Esses dados podem ser os horários de maior circulação de pessoas, segmentação de público, geolocalização entre outros fatores que possam influenciar no aumento da visualização da campanha e da conversão.

Na internet a mídia programática é uma realidade. Os anúncios no Google, o maior buscador do mundo, e no Facebook são alguns exemplos.

Desse modo, a propaganda da sua empresa não é exibida 24 horas por dia, sete dias por semana. Ela aparece em dias e horários definidos pelo escopo da campanha.

Quando a mídia Out Of Home programática está associada a ferramentas tecnológicas, damos o nome Digital Mídia Out Of Home (DOOH) programática. Nesse cenário, a propaganda passa a ser exibida em formato de vídeos ou gifs e em momentos específicos para atrair o público adequado na hora certa.

Esse tipo de propaganda é exibido em telas digitais e painéis de LED instalados em lugares como:

  • Pontos de ônibus
  • Shoppings
  • Estações de metrô
  • Postos de gasolina
  • Bares
  • Clínicas
  • Salões de beleza

As campanhas são intercaladas com informações e anúncios de outras marcas. Cada uma exibe seu anúncio no dia e horário com maior probabilidade de atrair o público que deseja.

LEIA MAIS: O que a mídia OOH pode fazer pelo seu negócio?

 

A performance da mídia OOH no mundo

 

O comportamento dos consumidores nos Estados Unidos pode ajudar as empresas brasileiras a entenderem a força da mídia programática para OOH.

Estudos recentes da Nielsen e OAAA (Outdoor Advertising Association of America ou Associação de Publicidade Exterior da América, em tradução literal) analisaram viajantes nos principais mercados dos Estados Unidos e sua exposição a diferentes formatos de DOOH (digital out of home), entre eles painéis, mobiliário urbano, aeroportos, metrô, trem, táxi e outros pontos de exibição.

Entre os consumidores que foram impactados por painéis digitais, 52% perceberam que a publicidade indicava o endereço de uma loja, empresa ou restaurante, 57% visitaram a empresa logo após notarem o anúncio, 93% fizeram uma compra e 52% dos consumidores realizaram alguma ações em seus smartphones depois de notarem a publicidade.

Dos consumidores que notaram a DOOH em mobiliário urbano, 51% notaram que o anúncio dava o endereço de uma loja, empresa ou restaurante, 65% visitaram empresa logo depois de ver o anúncio, 92% efetuaram uma compra e 62% dos espectadores com smartphones realizaram alguma ação no dispositivo móvel após ver o anúncio.

E entre os consumidores que foram impactados em metrôs e trens, mais de 50% notaram o endereço de uma loja, empresa ou restaurante na publicidade, 48% visitaram a empresa imediatamente depois de ver o anúncio, mais de 80% fizeram uma compra e aproximadamente 60% dos espectadores com smartphones se envolveram em ações da marca após verem o anúncio.

 

Quais as vantagens da mídia programática?

Mídia DOOH

A mídia programática em OOH pode ser considerada nova por aqui, mas já tem muitas empresas – principalmente as grandes – investindo fortemente nela. Entenda por que este tipo de publicidade para ajudar a inovar as suas campanhas:

Clusterização

Este termo muito utilizado quando se fala em mídia programática se refere aos grupos de interesses que a marca pode atingir. Ao conectar os desejos das pessoas que circulam nas ruas com o que os produtos e serviços da sua empresa podem fazer, as chances de chamar atenção do consumidor e incentivar a conversão se tornam maiores.

Menos dispersão

A mídia programática mantém a publicidade OOH na proporção de um para muitos, porém a exposição em dia e horários específicos reduz a dispersão. Isso porque a segmentação é mais precisa, e as pessoas impactadas pela campanha OOH têm o perfil mais alinhado com a proposta oferecida.

Melhor investimento

Uma segmentação mais precisa também torna o investimento mais estratégico. As chances de conversão e de conquista de novos clientes são maiores, uma vez que o estudo do público e dos pontos de circulação é mais aprofundado.

Geolocalização

A mídia programática consegue ser ainda mais precisa na identificação dos locais onde estão concentradas ou circulam as pessoas que você deseja atingir, juntamente com os horários de pico. Para as marcas com loja física, esse dado pode ajudar a identificar os pontos mais próximos das lojas, aumentando as chances de conversão.

Ações transmídia

Se as campanhas de mídia OOH estática ou itinerante (no caso de busdoor) já oferecem resultados expressivos, imagina quando elas recorrem à tecnologia para aumentar a criatividade e a inovação? Uma ação impactante é um gatilho para as pessoas visitarem as lojas físicas e as redes sociais para buscar mais informações e interação.

Métricas

As ferramentas desenvolvidas para compilar dados de campanhas digitais são de Big Data, portanto, mais eficientes. Dessa forma, os relatórios podem trazer informações mais aprofundadas e detalhadas, que servirão como base para mudanças de estratégias e a criação de novas ações.

LEIA TAMBÉM: Quais métricas são analisadas em campanhas OOH?

 

Precisa de ajuda para investir em mídia programática e DOOH?

A flexibilidade e inovação oferecidas pela mídia programática tem feito muitas marcas reservarem parte do seu investimento para a mídia out of home. E para tirar as campanhas do papel e colocá-las nas ruas de maneira estratégica, muitas delas precisam de parceiras experientes tanto no planejamento quanto na mensuração das campanhas.

A Pub Brasil investe em importantes ferramentas para ajudar seus clientes e obterem resultados diferenciados em mídia OOH e DOOH. Para o planejamento das campanhas, a empresa personalizou uma plataforma que faz o mapeamento dos pontos mais adequados para aplicar a estratégia.

Esta ferramenta utilizada também possui indicadores que apontam os meios de comunicação de maior convergência com o target da campanha. Deste modo, ao colocar o perfil desejado na ferramenta, são apresentados em dados percentuais quais mídias esse público mais consome (digital, mídia ooh, tv fechada ou aberta, radio etc.).

Entre os instrumentos para monitoramento e mensuração estão o uso de sensores nas peças, wi-fi tracker e waze.

Conheça a equipe multidisciplinar especializada em OOH da Pub Brasil e entenda como as soluções de mídia exterior podem ajudar sua empresa a alcançar resultados de venda ainda mais expressivos. Preencha nosso formulário de contato.

Créditos das imagens: Pinterest