5 motivos para incluir busdoor e backbus em sua estratégia de mídia

04/06/2020

Busdoor Mídia OOH

Busdoor e blackbus são dois formatos de mídia out of home bastante conhecidas do grande público, e com investimentos bastante atrativos para os anunciantes.

Essas publicidades em ônibus, chamadas também de outbus, possuem algumas particularidades: o busdoor consiste em adesivar um anúncio no vidro traseiro do transporte público. E o backbus adesiva toda a parte traseira.

As propagandas em ônibus são consideradas as mais acessíveis economicamente entre os formatos de mídia exterior, por isso costumam ter uma concorrência bastante acirrada.

Há ainda outros três formatos publicidade em ônibus:

Busdoor Envelopado Mídia OOH

O envelopado, que significa adesivar o ônibus inteiro

Busdoor Sidebus Mídia OOH

O sidebus, no qual o adesivo cobre apenas a lateral do veículo.

Busdoor Criativo Mídia OOH

E o interno, que cola um adesivo no vidro traseiro, mas voltado para o público que circula dentro do transporte. A campanha publicitária também pode ser aplicada nos assentos ou nas barras de apoio.

 

5 Vantagens do uso de busdoor e backdoor

Busdoor Vantagens Mídia OOH

Sem dúvida as propagandas em ônibus têm um alcance considerável. Afinal de contas, o ônibus sai das garagens e circula por uma grande quantidade de ruas, levando as propagandas para os pedestres que estão nos pontos de ônibus, andando pelas calçadas ou dentro de outros transportes públicos, paradas em estabelecimentos e para os motoristas dos ônibus, carros, motos e caminhões.

Confira outros benefícios da publicidade em ônibus:

  • Busdoor é uma mídia itinerante

Diferente dos outros formatos de mídia OOH, que são fixados em um determinado local, o busdoor e o backbus são mídias móveis e permitem que o anúncio circule pelas cidades se mostrando para diferentes públicos.

  • Veiculação personalizada

Uma vez que o anunciante escolhe as linhas de ônibus que receberão os adesivos, os itinerários também são escolhidos, permitindo que as pessoas que transitam ou moram nessas rotas tenham um contato visual maior com o anúncio.

Essa personalização de roteiro pode elevar as chances de conversão, ainda mais se o anúncio pertencer a um estabelecimento localizado no itinerário selecionado.

  • Opção pela exclusividade

Dependendo da verba e dos objetivos da campanha de busdoor ou blackdoor, o anunciante pode adesivar toda frota ou selecionar apenas alguns ônibus.

Outra opção é colar adesivos na frota inteira, mas com mensagens diferentes sobre o mesmo produto. Outro ponto importante sobre a exclusividade é que cada ônibus carrega apenas um anúncio de cada vez.

  • Tempo maior de exposição

As cidades brasileiras costumam sofrer com os congestionamentos, principalmente em horário de pico. Esta pode ser uma vantagem para quem anuncia em formato busdoor ou backbus. Isso porque o ônibus parado permite que as pessoas assimilem melhor e com mais calma as informações do anúncio.

  • Custo-benefício

Com investimentos geralmente mais baixos que os demais formatos de mídia out of home, busdoor e backbus são estratégias que oferecem boas chances de conversão. Em apenas um dia, o ônibus circula por diferentes ruas e avenidas, exibindo os anúncios para milhares de pessoas em diferentes horários.

 

Como alcançar bons resultados com busdoor e backbus?

Busdoor Estratégias Mídia OOH

Uma campanha de publicidade em ônibus precisa ser bem planejada, para que o investimento traga o retorno esperado e, melhor ainda, supere as estimativas de resultados.

Veja cinco dicas importantes para sua empresa aumentar as chances de sucesso nas campanhas de busdoor e/ou backdoor:

1 – Defina o público a ser atingido

Essa é uma das informações básicas para dar início ao planejamento da campanha. A partir da identificação do público a ser impactado com a publicidade, fica mais simples definir os itinerários e as linhas que devem receber o adesivo com o anúncio e qual o formato e conteúdo mais assertivos para atingir os objetivos da campanha.

2 – Entenda as leis municipais 

Cada cidade possui suas normas quando o assunto é publicidade, e é preciso dominá-las para que não sejam necessárias refações no planejamento, nem atrasos na entrega do projeto.

Em São Paulo, por exemplo, existe a Lei Cidade Limpa, que proíbe o uso de busdoor em ônibus municipais. Em Curitiba, somente a prefeitura pode usar estes espaços, desde que veicule informações institucionais.

Em Porto Alegre, é possível usar uma tela translúcida que deixa a propaganda mais iluminada e atrativa no período noturno.

3 – Estabeleça uma quantidade de anúncios 

Com as informações anteriores em mãos, fica mais fácil definir a quantidade de materiais a serem desenvolvidos. O número de ônibus a serem adesivados vai depender dos objetivos da campanha. Quanto menos regionalizada, mais adesivos deverão ser impressos. Lembre-se que o formato do adesivo pode variar.

4 – Capriche no conteúdo

Na hora de definir imagem e texto, é importante lembrar que a mensagem precisa ser de fácil e rápida assimilação. A pessoa que está no ponto de ônibus ou circulando pela cidade geralmente tem poucos segundos para ver o adesivo e ser impactado por ele, já que o ônibus está em movimento na maioria das vezes.

5 – Atente-se ao tempo de exposição

Este período vai depender do contrato assinado entre a empresa de ônibus e o anunciante. O tempo médio é de um mês, recomendado para a mensuração mais adequada dos resultados.

Dependendo do tipo de campanha, este período pode ser prolongado. Por este motivo, anúncios de busdoor ou backbus não devem ser usados como estratégias de divulgação para anúncios de eventos muito próximos ou com duração menores do que 30 dias.

 

Como definir corretamente a estratégia de busdoor e backbus

Publicidade em ônibus é um dos formatos de mídia OOH trabalhados na Pub Brasil. Para definir a melhor estratégia, a agência recorre a importantes ferramentas de pesquisa, geolocalização e geomarketing.

Dessa forma, consegue aprofundar seus dados qualitativos e oferecer para os clientes as melhores oportunidades de exibição e retorno de investimento. Waze, Ibope e Geofusion estão entre os recursos utilizados tanto para planejamento quanto para mensuração de resultados.

Para refinar o trabalho de planejamento, a Pub Brasil conta ainda com uma plataforma personalizada para medir com maior precisão os resultados das campanhas de mídia OOH (frequência, audiência e outras métricas). A ferramenta permite o mapeamento mais eficiente dos pontos disponíveis para mídia exterior, levando em consideração os objetivos do cliente.

Conheça a equipe multidisciplinar especializada em OOH da Pub Brasil e entenda como as soluções de mídia out of home podem ajudar sua empresa a alcançar resultados de venda ainda mais expressivos. Preencha nosso formulário de contato.

Créditos das imagens dos ônibus: Pinterest