Como definir o melhor mix de meios para uma campanha publicitária?

22/10/2020

Campanha Publicitária Mix de Meios

A grande variedade de meios de comunicação disponíveis para o público torna o trabalho de colocar uma campanha publicitária para rodar cada vez mais desafiadora. Mesmo que o orçamento seja modesto, depositar todas as fichas em apenas um veículo ou tipo de ação pode ser um grande tiro no pé.

Sabe por quê?

Já faz alguns anos que pesquisas têm ressaltado a capacidade de brasileiro de ser multitela. De acordo com pesquisa do Instituto Ibope Conecta feita em abril de 2018, por exemplo, 81% dos brasileiros usam o smartphone quanto assistem TV. Os entrevistados alegaram que ficam acessando as redes sociais (53%), navegando na internet durante os comerciais (44%), resolvendo coisas (34%) ou interagindo com a transmissão (9%).

Outro estudo, o Target Group Index, feito pela Kantar Ibope Media, em novembro de 2018, revelou que, das pessoas que navegam na internet enquanto assistem à TV (aberta ou fechada), cerca de 23% comentam nas redes sociais o que está passando na televisão.

 

Consumidores multitela: como tornar a campanha publicitária mais assertiva?

Uma vez que as pesquisas reforçam a capacidade do consumidor de utilizar diferentes meios de comunicação para acompanhar tudo o que acontece à sua volta, as marcas precisam saber como adequar sua oferta de produtos e serviços a esse comportamento de consumo.

E uma das estratégias é investir em campanhas transmídia.

Chamamos de campanha publicitária transmídia aquela que começa em um meio de comunicação e se complementa com outros para ajudar no engajamento, na preparação do consumidor para a compra e na conversão.

O grande segredo para fazer uma campanha publicitária desse perfil dar certo é escolher com cuidado os meios de comunicação, adequar a linguagem à plataforma e oferecer conteúdo diferenciado em cada uma delas, para que haja de fato a complementação desejada.

Campanha Transmídia

Outra estratégia também muto utilizada em campanhas que exigem mix de meios é o crossmídia. Neste caso, em vez de a equipe de marketing desenvolver um conteúdo diferente para cada mídia, a campanha exibe o mesmo conteúdo em vários meios, porém com adaptações de acordo com cada tipo de veículo.

LEIA MAIS: Regionalização de campanha: quais os principais desafios?

 

Dicas para uma campanha publicitária transmídia de resultados

Definir o melhor um mix de meios vai exigir também uma equipe multitarefa, porque é preciso conhecer muito bem o funcionamento das plataformas para identificar quais se encaixam melhor na campanha publicitária da marca.

Um case bem bacana de mix de meios é o da marca Dunkin’ Donuts. Confira o vídeo:

 

Outro case muito bom de campanha transmidia é o da Lacta. Confira:

 

Agora veja algumas dicas para nortear ao planejamento da sua campanha:

Defina o escopo da campanha publicitária

A equipe precisa entender a fundo todo o conteúdo e objetivo da campanha para entender em quais meios a mensagem será transmitida com a clareza e qualidade necessárias.

Divida o orçamento

Por menor que seja o valor do investimento, tente reparti-lo. Conforme comprovamos pelas pesquisas, o consumidor é multitela e colocar todo o dinheiro em apenas um meio reduz e muito as chances de alcance e conversão.

Conheça o comportamento do público

A partir da definição do público a ser atingido, a equipe saberá quais mídias e horários mais adequados para veiculação da campanha. Uma boa pesquisa de comportamentos e interesse e o uso de mídia programática podem trazer bons resultados.

Não se esqueça de ser responsivo

A grande maioria das pessoas navegam na internet pelo celular ou tablet. Sua campanha multimeios certamente vai mirar o digital, logo suas campanhas precisam ser visualizadas com qualidade nos dispositivos móveis.

Invista em OOH e DOOH

A mídia out of home é a terceira no ranking de investimentos. Outdoors, busdoor, relógios de rua, mobiliário urbano entre outros formatos merecem a atenção da sua marca. A todo momento as pessoas são impactadas nas ruas e é comprovado que a mídia OOH oferece ótimos resultados, principalmente quando faz parceria com outros meios.

Alinhe os horários de divulgação

É importante que o mix de meios trabalhe em harmonia na hora da divulgação da campanha publicitária. Se você tem um restaurante e vai investir em mídia programática em OOH, por exemplo, ofereça postagens de opções do cardápio e dispare um cupom nas redes sociais na hora da veiculação da publicidade na rua. Esse sincronismo vai surpreender o cliente e ajudar na conversão.

Não pare de mensurar

Cada passo dentro de uma campanha publicitária precisa ser mensurado. O que está dando certo precisa ser mantido ou receber mais investimento. E o que não está convertendo precisa ser ajustado ou descontinuado.

Para ajudar no planejamento, execução e mensuração das mídias OOH e DOOH para compor o seu mix de meios, conte com a expertise da Pub Brasil. Além de uma equipe especializada, a empresa conta com tecnologias personalizadas para medir com mais precisão a performance da campanha e fazer o mapeamento dos pontos mais adequados para aplicar a campanha publicitária.

A ferramenta utilizada pela Pub Brasil também possui indicadores que apontam os meios de comunicação de maior convergência com o target da campanha. Deste modo, ao colocar o perfil desejado na ferramenta, são apresentados em dados percentuais quais mídias esse público mais consome (digital, mídia ooh, tv fechada ou aberta, radio etc.).

Conheça a equipe multidisciplinar especializada em OOH da Pub Brasil e entenda como as soluções de mídia exterior podem ajudar sua empresa a alcançar resultados de venda ainda mais expressivos. Preencha nosso formulário de contato.

Créditos das imagens: Pinterest