A importância da análise de dados na mídia out of home

17/03/2022

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Uma das peças fundamentais na hora de planejar uma campanha em mídia out of home é a análise de dados. Para desenvolver a campanha ideal que atinja os objetivos de impacto e garanta uma taxa de conversão positiva para a marca, é necessário ter um olhar analítico e compreender as informações que podem ser passadas através dos dados. 

Com o aumento da popularidade das campanhas em mídias OOH nos últimos anos, sendo diretamente ligada à possibilidade de impactar um grande número de pessoas ao mesmo tempo, levar em consideração os KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho) se tornou o ponto de partida ao desenvolver uma estratégia de direcionamento de campanhas para determinada região e público-alvo. 

Nos últimos anos várias estratégias têm sido implementadas para coletar dados e utilizar essas métricas para tornar as ações mais assertivas no cenário Out Of Home. 

De acordo com um estudo realizado pela Nielsen nos Estados Unidos no ano de 2019 e publicado pela Meio & Mensagem, a conexão entre o mobile e o OOH passou por um crescimento relevante nos últimos anos, justamente pela possibilidade de auxiliar na captação de dados mais completos.

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A pesquisa aponta que cerca de 33% dos entrevistados usaram um mecanismo de pesquisa para procurar informações sobre produtos e serviços depois de ver uma campanha em mídia exterior, enquanto 23% visitaram um site de uma marca após o impacto de uma campanha e outros 15% visitaram as redes sociais de um anunciante depois de visualizarem um anúncio. 

Esses números mostram como o processo de uma campanha precisa ser baseado em uma análise de dados, e como eles podem ser fundamentais para traçar a melhor estratégia para que a marca realize uma conexão coerente com seu público-alvo, aproveitando as inovações. 

 

Qual a importância da análise de dados na hora de planejar uma campanha em Mídia Out Of Home? 

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Como mencionado anteriormente, a análise de dados é fundamental para o desenvolvimento de uma campanha assertiva. Sem um direcionamento para compreender os interesses do público-alvo e seu comportamento, a mensagem de uma marca se torna irrelevante ou passa despercebida em uma área onde os hábitos de consumo são divergentes do público ideal que a marca precisa atingir. 

Imagine um cenário no qual houve um investimento de milhões por parte de uma empresa em uma campanha que precisa ser veiculada em vários modelos de Mídia Out Of Home, utilizando outdoors, mobiliários urbanos e expandindo para um direcionamento em metrôs, shoppings e painéis de rua. Sem uma segmentação adequada, onde os produtos da empresa ou sua mensagem não coincidam com o comportamento do público e seus hábitos de consumo, o investimento realizado pela empresa é completamente em vão. 

Por isso, na hora de planejar uma campanha, os principais KPI’s devem ser levados em consideração pelos anunciantes, os quais envolvem três vertentes: impressões, engajamento e performance. 

Impressões

Para identificar os melhores modelos de campanhas que receberão uma taxa positiva de impressões, dados coletados por meio de geolocalização, principais transportes públicos e pesquisa de campo ou demográfica, podem fornecer dados sobre o perfil e o fluxo de pessoas em determinadas regiões. 

Assim, o anunciante consegue traçar uma estratégia que envolve a utilização de painéis de rua, por exemplo, visando locais que possuem uma circulação de pessoas que atende ao perfil de público-alvo da empresa.

Engajamento

Dados fornecidos através de pesquisa de visibilidade, medindo a lembrança dos anúncios pelas pessoas e o comportamento de interação, além de analisar engajamento digital do público-alvo em cada região, podem fornecer informações essenciais para compreender o melhor call-to-action a ser implementado em uma mídia interativa através de uma campanha indoor, por exemplo. 

Performance

Antes de implementar uma campanha em diferentes mídias out of home, os anunciantes podem utilizar dados fornecidos através de uma campanha de experimentação, testando a performance de uma campanha em mídia OOH em uma região e as vendas realizadas por uma região sem a utilização daquele modelo. 

Através dessas três vertentes de dados, o planejamento ideal é traçado para que as suas campanhas em mídia Out Of Home tenham o melhor resultado possível. 

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