4 tipos de segmentação de mercado para você conhecer

16/12/2021

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Dentro de um planejamento de mídia out of home, um dos pontos que merecem atenção é a segmentação de mercado. É ela que vai definir o tipo de público a ser impactado pela mensagem que será divulgada nas ruas.

Uma segmentação incorreta pode comprometer o resultado de toda uma campanha. Para a empresa conseguir boas conversões, ela precisa identificar o público que tem interesse em seu produto ou serviço e criar maneiras assertivas de impactá-lo com criatividade e excelência.

Um dos desafios da mídia out of home é saber o tipo de segmentação de mercado mais adequado para encontrar o público desejado. Pelos mesmos locais passam os mais diferentes tipos de pessoas, por isso é preciso ter uma boa percepção e um bom planejamento de campanha.

 

Por que a segmentação de mercado é tão importante?

Assim como acontece no marketing digital, a mídia OOH faz uso de dados para desenhar as campanhas.

Estas informações incluem idade, gênero, profissão, estilo de vida, entre outros pontos que possam ajudar a equipe de planejamento a desenhar o público que melhor se relaciona com o produto ou serviço que será oferecido.

Dados que dizem respeito ao local da instalação da campanha, ou seja, sobre o bairro, cidade e estado, vão ajudar também na hora de detalhar a campanha.

A segmentação de mercado é vantajosa por vários motivos:

  • Ajuda na identificação do perfil do consumidor;
  • Torna a campanha mais assertiva;
  • Ajuda a definir o formato mais adequado de mídia OOH;
  • Auxilia na escolha das ruas/cidades/bairros mais estratégicos;
  • Aumenta as chances de resultados de venda;
  • Reduz os riscos de perda de dinheiro e de tempo.

LEIA MAIS: Como definir o melhor mix de meios para uma campanha publicitária?

 

Alguns tipos de segmento de mercado para você conhecer

Não, o marketing out of home não impacta todo mundo. Ele é visto por todo mundo, mas converte as pessoas certas. E é este conceito que precisa estar claro na hora de fazer uma segmentação de mercado.

A estratégia utilizada para identificar onde está o consumidor de determinado produto e serviço passa por esta espécie de radar, que vai dar o embasamento necessário para a equipe de mídia OOH definir onde deve ser instalada a campanha e em qual formato.

Abaixo, selecionamos quatro tipos de segmentação de mercado que podem ser usados na hora de planejar ações de mídia OOH. Confira:

Segmentação demográfica

segmentacao demografica

São os dados básicos da população, entre eles idade, gênero, renda, etnia, formação profissional, religião, entre outros. Estes dados são importantes para traçar o perfil de uma determinada cidade, estado ou país. O IBGE, por exemplo, faz seu levantamento tendo como base estes e muitos outros dados.

 

Segmentação geográfica

Neste tipo de segmentação de mercado, as pessoas são divididas por regiões. Deste modo, é possível entender melhor os costumes de cada local e planejar uma campanha que se conecte melhor com o consumidor que reside nesta determinada parte do país. Campanhas regionais utilizam esta segmentação para criar atrair seus consumidores com mais assertividade.

 

Segmentação psicográfica

O que influencia a decisão de compra do seu consumidor? Este tipo de pergunta mais aprofundada pode ser respondida com a ajuda da segmentação psicográfica. Ela busca entender o comportamento de consumo, a personalidade de determinado público e suas opiniões. A partir desses e outros dados, a equipe passa a ter mais embasamento para criar campanhas que quebrem objeções mais facilmente e leva público à conversão.

 

Segmentação comportamental

A segmentação comportamental leva em consideração o grau de relacionamento do cliente com a marca. Ele já conhece a marca? Já fez alguma compra? É um consumidor assíduo? Entender o estágio do cliente é importante para criar campanhas mais adequadas ao público. Quem não conhece a marca precisa ser impactado por uma campanha diferente daquela preparada para os clientes mais fiéis, por exemplo.

Toda campanha de mídia Out Of Home precisa de segmentação para definir seu formado e sua mensagem. E não é necessário escolher apenas um tipo de segmentação de mercado. É possível fazer um cruzamento entre elas para obter mais dados e, assim, aprofundar a estratégia.

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