Frontlight e backlight: como fazer a escolha certa entre os formatos?

13/10/2022

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Frontlight e backlight são formatos populares na mídia Out Of Home. Afinal, ambos entregam conteúdos chamativos, bonitos e atraentes que aproximam o seu negócio de futuros clientes.

No entanto, além do uso da luz, os formatos têm diferenças entre si, especialmente na hora da aplicação ou preferência para ambientes. Por exemplo, um totem no shopping dificilmente tem frontlight, mas, sim, o uso de luzes internas, o popular backlight.

Sendo assim, a grande diferença entre os modos fica nas possibilidades de uso. Para entender melhor, você precisa ter em mente o que cada formato traz de peculiar e quais são os fatores que impactam na percepção dos clientes.

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O que é frontlight?

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Na mídia Out Of Home, o frontlight é um formato que traz iluminação externa, com refletores e luminárias de alta potência posicionados estrategicamente para realçar uma mensagem, podendo ser o logo da empresa, o produto em si ou até mesmo frases inteiras.

Geralmente, esse formato fica estruturado por acabamentos metálicos e traz uma lona com a mensagem já impressa. Os tamanhos variam entre cada projeto, mas as dimensões mais comuns são 6x3m e 3,5×5,5m.

Os lugares mais adequados para instalar um frontlight são rodovias, avenidas e outros locais que reúnem um grande número de pessoas. Ele também pode ser colocado em locais internos, mas tudo depende da estratégia de campanha.

Em todo caso, tanto o acabamento quanto a escolha do material da estrutura podem variar conforme o projeto e a necessidade do cliente.

 

O que é backlight?

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O backlight é um formato de mídia Out Of Home que traz a iluminação interna, sem luminárias e holofotes aparentes. Geralmente, as luzes são moduladas por pequenos pontos de LED, que aumenta a fidelidade das cores e dá ainda mais possibilidades para aplicação.

Além do uso de luzes internas, a estrutura funciona de modo mais limitado, isto porque a estrutura, preferencialmente metálica, deve prender a propaganda impressa e trazer ao menos uma lona translúcida para proteção.

Embora a estrutura fique mais limitada, as aplicações do backlight são ideais para ambientes internos, como shoppings e eventos, e com fluxo alto de pessoas, como em pontos de ônibus e estações de metrô.

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Frontlight e backlight: qual é o melhor?

Escolher entre frontlight e backlight não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, você deve perguntar qual é o propósito de determinado projeto e, assim, entender qual é o formato mais adequado.

A duração da campanha de mídia out of home, por exemplo, ajuda na escolha da melhor alternativa. Para projetos curtos, o backlight se destaca por garantir uma mensagem clara e com alta qualidade. Além disso, o custo da manutenção beira ao mínimo, porque dificilmente um totem apresenta problemas nos primeiros meses.

Por outro lado, o frontlight se torna a melhor alternativa para projetos mais longos, especialmente em conteúdos que ficam em locais de destaque, como banners e outdoors. Isso acontece porque os refletores e holofotes externos podem ser substituídos com custos mínimos, caso seja necessário.

Fora isso, os propósitos das mídias também devem ser considerados. Você pode considerar o caso dos espaços internos de shoppings, eventos, rodoviárias etc. Muitas vezes, não há espaço adequado aplicar iluminação nesses painéis. Em outros casos, a película de proteção da lona pode refletir a luz e impactar na percepção da mensagem. Justamente por isso, a iluminação interna é a melhor alternativa para ambientes internos.

Em relação ao custo-benefício, vale destacar que ambas as alternativas são atraentes. Muitas vezes, tudo depende da ambição do projeto. Por isso, é importante contar com uma agência especializada no assunto para entender o escopo da campanha e, desse modo, identificar o melhor formato de mídia Out Of Home.

 

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