Vale a pena investir em publicidade no metrô?

17/09/2020

Publicidade no Metro

Importante exemplo de mídia out of home, a publicidade no metrô se destaca por atingir uma ampla variedade de públicos.

Durante sete dias por semana, pessoas com idades, classes sociais e preferências diversas acessam as estações, caminham pelas plataformas e se deslocam pela cidade a bordo dos vagões de trens, metrôs e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Para se ter uma ideia da quantidade de pessoas impactadas pela publicidade neste meio de transporte, as linhas do metrô de São Paulo transportaram, me média, 5,3 milhões de pessoas por dia (dados de novembro de 2019).

Esta grande concentração de consumidores não pode passar despercebida pelas marcas. Mesmo as pessoas mais apressadas acabam dando uma olhadinha rápida na publicidade no metrô. E é nessa hora que a empresa pode transmitir uma mensagem criativa e ganhar a preferência do público.

 

Formatos de publicidade no metrô

Uma das vantagens da publicidade no metrô é que ela pode ser usada de diferentes maneiras no mesmo ambiente, o que amplia as possibilidades de visualização e de interação.

No metrô, a marca pode aparecer de forma estática ou digital, em períodos semanais ou mensais, nos corredores de acesso à estação, nas plataformas e dentro do trem.

Conheça algumas possibilidades:

Mídia no Metro

Painel de trem: estas publicidades estão localizadas dentro dos vagões, ao lado das portas.

Painel indoor: com ou sem iluminação, este tipo de mídia ooh pode captar a atenção das pessoas que circulam pelas estações.

Painel de escada: são publicidades instaladas ao longo das escadas rolantes ou fixas das estações. A vantagem deste formato é que a marca pode criar uma publicidade sequencial, utilizando todos os painéis disponíveis.

Sanca: esta publicidade fica posicionada dentro do vagão, acima das janelas.

Adesivação: assim como acontece nos ônibus (busdoor), o metrô pode ser adesivado, impactando os usuários. É possível adesivar o vidro, a porta ou toda a lateral do vagão. A adesivação também pode ser realizada nas pilastras e nos pontos de grande circulação da estação.

Mupi: esses totens ficam posicionados tanto na plataforma quanto na parte interna das estações. Quando interativos, garantem bons resultados de engajamento.

TV: os televisores instalados dentro dos metrôs chamam bastante a atenção dos usuários, porque veiculam informações a respeito do metrô, agenda cultural e notícias. E, claro, sua marca pode aparecer lá também, em forma de vídeo curto sem som.

Videowall: este telão de LED faz o papel das TVs, porém, fora dos vagões. De grandes dimensões e posicionados em pontos de grande visibilidade e circulação, exibe vídeos informativos e propagandas.

Empena: as estações de metrô são locais bem bacanas para se usar empenas, aqueles banners de tecido que ficam pendurados no teto. Dependendo do valor do investimento, é possível impactar os usuários com intervenções que vão do chão ao teto.

LEIA MAIS: O que a mídia OOH pode fazer pelo seu negócio?

 

Benefícios da publicidade no metrô

As empresas que não trabalham com produtos nichados sabe o quanto é desafiador administrar os investimentos para abraçar todos os públicos. No metrô, parte desses públicos passa pelas estações a todo momento, permitindo que uma mesma campanha possa chegar a pessoas de perfis diversos.

Veja outras vantagens:

  • Alta concentração de pessoas
  • Diferentes classes sociais em um mesmo local
  • Exposição diurna, vespertina e noturna
  • Interação com mobile
  • Longo tempo de exposição (propaganda dentro do vagão)
  • Menor risco de distração

 

O desafio da segmentação na publicidade no metrô

Publicidade em metro

Em São Paulo, por exemplo, as linhas de metrô e trem se cruzam, facilitando a vida de quem precisa atravessar a cidade de uma ponta a outra para trabalhar, estudar ou passear. Isso significa que dentro de uma estação circulam pessoas de diferentes poderes aquisitivos e interesses.

Diante de tantas variáveis, como segmentar o público e identificar os melhores locais de captação dessas pessoas?

Existem alguns caminhos. Se a ideia é criar uma publicidade no metrô em formato estático, uma sugestão é levar em consideração o poder aquisitivo dos moradores da região e o porte das empresas onde a estação está localizada. Seguindo esta linha, um produto ou serviço voltado para consumidores com alto poder aquisitivo, pode ter sua campanha instalada nas estações de regiões mais nobres.

Este mesmo conceito pode ser aplicado para os produtos e serviços destinados a públicos de massa, que podem ganhar espaço em estações consideradas mais populares.

Caso a publicidade seja móvel, ou seja, dentro dos vagões, é importante entender os possíveis caminhos percorridos pelo público que sua marca deseja atingir para definir as linhas que trarão maior chances de conversão.

Se a proposta da campanha de publicidade no metrô é levar mais pessoas para a loja física, uma das estratégias possíveis é identificar as estações próximas ao PDV e enfatizar a comunicação da marca nestes pontos. Saber que a loja fica pertinho do metrô ou do local de trabalho ou moradia pode aumentar o interesse do consumidor em dar uma passadinha por lá para conhecer os produtos.

 

Publicidade no metrô precisa ser bem planejada

Propaganda no Metro

Já faz algum tempo que a publicidade no metrô não reina sozinha. Ela disputa a atenção dos usuários com lojas de roupas e acessórios, intervenções artísticas e lanchonetes. Por isso, é importante criar uma comunicação que se destaque no meio de tantos estímulos.

Veja algumas dicas:

Defina o público que deseja atingir

Toda campanha tem um público a ser atingido, mesmo que ele seja amplo como o que pega o metrô todos os dias. Atente-se sempre a isso para que a comunicação atraia primeiramente as pessoas de interesse e, por consequência, outros usuários que peguem o metrô.

Seja criativo e direto

O metrô recebe pessoas que caminham com tranquilidade, que estão sempre com pressa ou que permanecem um determinado tempo na estação esperando alguém para seguir viagem. Pense que seu público se comporta de todas essas maneiras e que, mesmo assim, precisa ser impactado pelo recado que sua marca deseja dar.

Não deixe a tecnologia de fora

Use a publicidade no metrô para compor uma campanha transmídia. Coloque QR Code, hashtags ou endereços de redes sociais para que as pessoas possam se engajar mais com a proposta e ampliar a visibilidade da marca.

 

E como mensurar a performance da publicidade no metrô?

A mensuração na mídia out of home se dá de diferentes maneiras. Uma dela é através da tecnologia. Em propagandas digitais, é possível medir as interações. Em caso de QR Code e hashtags, é possível medir o crescimento do engajamento nas redes sociais.

Para garantir um bom planejamento, execução e mensuração da publicidade no metrô e em outros formatos de mídia OOH, é importante a sua empresa contar com uma agência experiente. Na Pub Brasil, por exemplo, são utilizados diferentes recursos, entre eles uma plataforma personalizada para medir os resultados das campanhas e ajudar no desenvolvimento das estratégias mais assertivas.

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Créditos das imagens: Pinterest