Sobe o som! Como fazer uso do áudio nas campanhas OOH?
Uma campanha publicitária bem-sucedida usa todos os sentidos, e o áudio tem um papel importante na hora de planejar e colocar uma campanha em prática.
A audição, assim como a visão, o tato, o olfato e o paladar, é facilmente explorada em experiências que não se limitam ao mundo digital. Justamente por isso, apenas a mídia OOH consegue aproveitar ao máximo o som e surpreender as pessoas.
Planejar, criar e explorar o áudio não é uma tarefa difícil. Pelo contrário, com uma estratégia clara e objetiva alinhada ao seu público-alvo, toda empresa consegue utilizar experiências sensoriais a favor de resultados.
Para explicar melhor, a Pub Brasil preparou este artigo e reuniu o que você precisa saber sobre o uso do áudio em campanhas publicitárias!
Por que explorar o áudio nas campanhas publicitárias?
O áudio é algo enraizado na cultura brasileira e desde muito tempo os publicitários exploram os sons de inúmeras formas, como jingles, vinhetas, trilhas completas e, agora, por meio de novos formatos, como hits virais e podcasts.
Antes do avanço digital, ainda nas décadas de 80 e 90, o rádio era um dos principais meios de comunicação. À época, a geração passava horas a fio para escutar partidas de futebol, descobrir resultados de torneios intercontinentais e ouvir notícias.
Com o passar do tempo, o rádio perdeu o protagonismo para a TV, mas manteve-se entre as principais mídias. Hoje, de acordo o Inside Rádio 2021, estudo da Kantar IBOPE Media sobre o cenário do meio, 80% dos brasileiros, nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, ouvem rádio, resultando a importância deste canal publicitário.
Além do rádio, o avanço do digital popularizou novas formas de utilizar o áudio a favor das empresas. Entre os exemplos, o podcast se destaca, seja produzindo programas próprios ou explorando a partir de campanhas publicitárias.
Os podcasts são próximos aos programas de rádio, mas adequam-se ao formato digital. Para fins publicitários, você pode planejar inserções pontuais em programas mais alinhados ao público-alvo, a partir de jingles ou menções, ou participar e representar o seu negócio.
Atualmente, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcast, de acordo com um estudo da plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE.
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Como utilizar o áudio de forma assertiva?
É possível utilizar o áudio de forma estratégica ao realizar um planejamento alinhado aos objetivos e canais disponíveis para serem explorados, como rádios, podcasts, PDV de mercados e shoppings etc.
Veja abaixo exemplos práticos de usar o som em campanhas publicitárias!
1. Veicule vinhetas e campanhas em rádios
A inserção em programas de rádio, principalmente em praças frequentadas pelo público-alvo, como shoppings e mercados, costuma ser bastante acessível. Neste sentido, é possível criar trilhas, jingles e outros tipos de áudios publicitários para alcançar um determinado objetivo, como gerar reconhecimento, autoridade ou valor de marca.
2. Crie trilhas alinhadas ao público
As trilhas sonoras devem ser produzidas por profissionais e produtores familiarizados com o seu público-alvo. Na prática, tente criar conteúdos que gerem conexão e reconhecimento por parte dos futuros impactados.
3. Inove em diferentes formatos
O áudio em campanhas publicitárias não precisa ser formal ou seguir padrões. Aqui, toda empresa tem facilidade em apostar em novos formatos de inserção e, ao mesmo tempo, investir em canais populares, como rádios e podcasts.
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