Marketing de proximidade e mídia OOH: como elas podem aumentar as vendas?

10/06/2021

Marketing de proximidade

Você sabe como usar o marketing de proximidade para aumentar as vendas da loja física?

Este tipo de campanha, conhecida em inglês como Proximity Marketing ou Hyperlocal Marketing, serve para chamar a atenção justamente das pessoas que estão perto da loja da marca, a uma distância de metros ou quilômetros.

O marketing de proximidade é uma forma de conversão muito poderosa, pois o desejo do consumidor é despertado no mesmo instante em que a propaganda aparece, podendo ser saciado rapidamente.

Um outdoor na estrada, informando que há um restaurante a cinco quilômetros, a campanha na cobertura do ponto de ônibus lembrando que há uma lanchonete servindo um café fresquinho ou aquele display no corredor do shopping indicando que você está apenas a alguns passos de uma loja importante são bons exemplos de marketing de proximidade.

As campanhas deste formato geralmente trazem mensagens acompanhadas de frases como “estamos abertos”, “a 5 km” e “estamos pertinho de você”.

Muitas são as vantagens de apostar nas estratégias do marketing de proximidade:

  • Atrair a atenção de clientes que estão próximos fisicamente da loja
  • Facilitar o acesso do cliente à loja física
  • Apresentar a mensagem certa na hora certa
  • Aumentar a personalização da informação
  • Ter melhor aproveitamento da verba, com grande chance de conversão

Empresas de qualquer porte e segmento podem fazer uso do marketing de proximidade, apesar de as ações serem vistas com mais frequência no comércio varejista e no setor de food service.

 

Marketing de proximidade utiliza formatos físicos e digitais

A mídia Out Of Home é um formato muito escolhido pelas empresas que estão interessadas em utilizar o marketing de proximidade para aumentar as vendas e a conexão entre clientes e marcas.

Painéis e frontlights nas estradas, campanhas em pontos de ônibus e estações de trens e metrôs próximos à loja física ou ainda displays nos corredores de shopping são bons recursos para aumentar a movimentação no interior das lojas.

Mas o marketing de proximidade não se limita aos formatos físicos de campanhas. O digital também pode se tornar uma ferramenta poderosa para atrair pessoas para dentro das lojas.

Caso o cliente tenha o app da marca baixado, por exemplo, pode receber um aviso de que há uma loja a alguns metros de onde ele está e aproveitar para falar das novidades ou de alguma promoção.

Outra estratégia é utilizar app de GPS, como Google Maps e Waze. Ao passar perto do estabelecimento, uma mensagem aparece no celular do consumidor, despertando o desejo de fazer uma visita à loja física da marca para conhecer e adquirir algo.

Vale lembrar que os recursos digitais utilizados para o marketing de proximidade ainda precisam ser discutidos, principalmente com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Soma-se a isso o fato de quem nem todas as pessoas habilitam o recebimento de torpedos e pop ups em seus smartphones, o que leva muitas empresas a utilizarem um mix de estratégias, que envolvem formatos de mídia OOH para elevar as chances de impacto visual e de conversões.

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Os segredos do marketing de proximidade

Como qualquer outra campanha de marketing, é importante que a marca conheça o seu público e direcione seus investimentos de forma adequada.

A mídia OOH, por exemplo, faz uso aprofundado da geolocalização para conhecer detalhes de quem transita por determinada região e, assim, definir com mais propriedade os locais onde as campanhas devem ser instaladas.

O recurso de geolocalização é um dos pilares importantes do marketing de proximidade, uma vez que atrai potenciais consumidores que estão passando – ou vão passar – pertinho da loja física. Para alcançar resultados melhores, é necessária uma análise minuciosa e cruzada do comportamento das pessoas que transitam por aquele local, do público que a empresa deseja atrair e do raio que a campanha vai abranger.

Na hora do planejamento é preciso contar com parceiros com expertise no assunto. Por isso, pensando em oferecer o melhor para seus clientes, a Pub Brasil faz uso de uma plataforma personalizada, capaz de identificar os melhores pontos para divulgação de publicidade para impactar o público certo e aumentar as chances de retorno.

A mensuração de resultados outra preocupação da empresa, que conta com ferramentas inteligentes e avançadas para coletar e analisar os resultados da campanha.

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Crédito das imagens: Pinterest