Mídia OOH atinge mais de 89% dos brasileiros

05/09/2023

Ao longo dos anos a mídia Out Of Home tem mostrado a sua força e marcado presença no planejamento de campanha das mais diferentes marcas. Nem mesmo o isolamento social e a explosão das estratégias e negócios virtuais nesse mesmo período comprometeram sua importância.

A tecnologia tem, sim, sua contribuição nesse processo de renovação e expansão da mídia exterior. E quando essa ferramenta é unida à criatividade das agências, os resultados são consumidores positivamente impactados e empresas deixando lembranças significativas por onde são expostas.

Seja nas ruas ou indoor, os formatos de mídia OOH não param de buscar novas formas de atrair o público durante o vai e vem para o trabalho, escola, lazer ou qualquer que seja o motivo do deslocamento. E esse empenho foi reconhecido pelo mais recente estudo da Kantar.

 

Penetração da mídia OOH ultrapassa os 90% em algumas cidades brasileiras

De acordo com dados do Inside OOH 2023, da Kantar, divulgado no final de agosto, os formatos de mídia Out Of Home têm uma penetração de 91% na cidade de São Paulo.

No Rio de Janeiro, outra importante cidade da Região Sudeste, esse índice é de 89%, o mesmo indicador registrado nas cidades de Florianópolis e Goiânia.

Outras cidades brasileiras onde a mídia OOH oferece alta performance são Recife e Distrito Federal, com 95% de penetração, Baixada Santista, Campinas e Curitiba, com 90%, e Fortaleza, com 93%.

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A pesquisa mostrou também que a quantidade de campanhas de marketing em formatos de mídia Out Of Home aumentou 17% em comparação com o primeiro semestre de 2022. E lembrou que a mídia OOH é o segundo meio mais consumido no país.

 

O que tem chamado a atenção do público na mídia OOH?

De acordo com o estudo, a criatividade dos anúncios e campanhas foi apontada por 57% dos entrevistados como a característica mais marcante desses formatos de campanha. Depois vieram a tecnologia aplicada (32%), as atualizações sobre novidades e promoções (27%) e exibição no momento e hora certos para ajudar nas compras (26%).

Esses pontos mostram o quão importante é para as empresas contar com agências que fazem um bom planejamento e pesquisa de mercado antes de executar as campanhas. Entender o comportamento do consumidor, acompanhar as tendências de mídia OOH e DOOH e cruzar tudo isso com as características e objetivos da empresa permite a criação de campanhas com altas chances de engajamento e conversão.

No que diz respeito à geração de negócios, o estudo da Kantar reforça o poder que a mídia exterior exerce sobre a tomada de decisão de compra do consumidor. Tanto é que 68% dos entrevistados contaram que já fizeram compras ou pesquisaram produtos ou serviços após serem impactados por algum anúncio veiculado em formato OOH. Outros 79% já interagiram com a ação de marketing de alguma forma maneira.

O estudo divulgou ainda que 40% dos entrevistados buscaram informações sobre a marca após serem impactados pela campanha OOH, 37% passaram a seguir a marca nas redes sociais e outros 30% scanearam um QR Code.

Essa interação foi ampliada justamente com a ajuda da tecnologia. Ela agregou valor aos formatos de mídia OOH, se fazendo presente, além das estratégias já citadas, em telas touch em diferentes espaços comerciais (até mobiliários urbanos) e na mídia programática para surpreender o consumidor na hora e no lugar certos.

 

Mídia OOH está presente em vários espaços

A grande variedade de locais onde as campanhas podem ser instaladas é um dos importante diferenciais da de mídia OOH. De acordo com o estudo da Kantar os entrevistados foram impactos em estabelecimentos comerciais (71%), transportes (64%), mobiliário urbano (63%), grandes formatos, como outdoor e painel (59%), outros formatos de publicidade, como panfletos, cartões postais e bonecos inflados (50%), elevadores (29%) e aeroportos (7%).

Para reforçar a participação da tecnologia nos formatos de mídia exterior, o estudo informou que 93% dos entrevistados indicaram os anúncios em formato digita como sendo mais impactantes do que do que os de mídia tradicional. E 81% disseram que gostam de ver anúncios de mídia OOH em formatos digitais.

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